Páginas


terça-feira, 4 de setembro de 2012

Deputado Federal Ricardo Archer pede a governadora cessão de escola para implantação da UEMA de Codó


O deputado federal Ricardo Archer (PMDB) encaminhou um ofício à governadora do Estado do Maranhão, no qual pede o apoio do executivo estadual para obter a cessão do prédio e das instalações do Centro de Ensino João Ribeiro, em Codó, para a Universidade Estadual do Maranhão, de forma a possibilitar que esta unidade possa atender a crescente demanda dos alunos por cursos superiores na região. “Hoje, as atividade acadêmicas do IES se desenvolvem no mesmo campus pertencente ao Centro Tecnológico de Capacitação do Maranhão (CETEC), e, embora esse compartilhamento se processe sem maiores dificuldades, cada uma dessas unidades possui especificidades e dinâmicas próprias, o que significa dizer que em um horizonte de tempo muito próximo ambas vão carecer de individualizar seus espaços físicos” esclareceu o parlamentar no ofício.
Ricardo Archer lembrou que a unidade da UEMA em Codó, onde opera o curso de Administração de Empresas tem uma turma de 40 alunos, já no terceiro período, e está com um edital de convocação aberto para o vestibular na cidade, onde serão oferecidas mais 80 vagas. “Enquanto isso, a demanda por novos serviços por parte do Cetec também cresce, já que, sob a proativa coordenação da professora Rosina Benvino, a unidade oferece cursos de qualificação à comunidade, alem de realizar parcerias com o governo federal, incluindo a implantação de cursos técnicos à distância”.
O deputado frisou que o IES também vem buscando ampliar o seu raio de atuação e deve, já no próximo ano, como fruto do trabalho igualmente competente da Dra. Deuzimar Costa Serra, promover a diversificação da grade curricular, mediante o ingresso de novos cursos universitários na cidade. “Esse crescimento simultâneo de serviços, causado pela crescente demanda, vai, em curto prazo, inviabilizar a utilização em conjunto do espaço do campus do CETEC”, advertiu o Deputado.
“Tudo isso ocorre em sintonia com os paradigmas do governo de Vossa Excelência, que tem procurado descentralizar o ensino universitário, criando oportunidades para os alunos do interior do Estado, de forma que esses jovens também tenham acesso ao terceiro grau” destacou Archer na carta à governadora.
Para o parlamentar, a cessão da unidade de ensino que hoje pertence ao governo do Estado, e que está em processo de municipalização, não trará nenhum prejuízo aos alunos do Ensino Fundamental. “A Unidade tem as dimensões necessárias para abrigar a sede local da UEMA. Alem disso, os alunos da rede de ensino fundamental do Estado poderão ser absorvidos e redistribuídos pela rede básica municipal, já que as diversas escolas municipais existentes são capazes de acomodar essa demanda”.
Confiante no apoio da governadora, o Deputado Ricardo Archer acredita que com a cessão, o IES de Codó poderá dar sequencia ao seu planejamento educacional, enquanto a UEMA não tem condições  de construir sua própria sede social no município. “Tenho certeza que a governadora vai se sensibilizar com nossa proposta” avaliou o deputado.

Um comentário:

  1. Deputado, três escolas da rede estadual de ensino já foram fechadas, e há pretensão de fechar a escola Luzenir Matta Roma. Escolas consideradas de qualidade em nosso município. É válida a ideia de conseguir um local para a sede da UEMA, mas devemos ter o cuidado para não prejudicar o ensino médio.

    ResponderExcluir