Páginas


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

DEPUTADO FEDERAL RICARDO ARCHER, SOLICITA JUNTO À MESA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS E AO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, A CRIAÇÃO DE CENTRO TECNOLÓGICO RENATO ARCHER NO ESTADO DO MARANHÃO.


Na tarde desta quarta-feira 05 de Setembro, o Deputado Federal Ricardo Archer encaminhou requerimento junto à mesa da câmara dos deputados e ao Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação requerendo a criação de um escritório para o centro tecnológico de Informação Renato Archer na Cidade de São Luis-MA. "A ideia de trazer o Centro tecnológico Renato Archer veio após a participação da SBPC ocorrida no mês de Julho em São Luis e representará uma valiosa contribuição para que se intensifique a pesquisa e o desenvolvimento da tecnologia da informação no nosso Estado, abrindo espaço para alternativas de investimentos na cadeia produtiva local, seja através da qualificação e/ou requalificação das unidades já existentes ou através do fomento a novos empreendedores. O Centro Tecnológico será importante também, pela contribuição que certamente dará à organização das informações sobre Tecnologias Assistidas, criando um braço auxiliar para que governo e iniciativa privada possam expandir ambientes inclusivos para pessoas deficientes a exemplo do que já se desenvolve em cidades onde possui escritórios, como é o caso de Campinas-SP, o CTI Renato Archer poderá reproduzir a experiência também no Maranhão, ajudando na formulação de um Centro Vocacional de Tecnologias sustentáveis e funcionais, apto à capacitar com efetividade a população local de áreas de Tecnologia da Informação", disse o deputado.
Entenda mais sobre o centro de Tecnologia da informação Renato Archer:
O que é o centro tecnológico Renato Archer?
O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que atua na pesquisa e no desenvolvimento em tecnologia da informação. A intensa interação com os setores acadêmico, através de diversas parcerias em pesquisa, e industrial, em vários projetos de cooperação com empresas, mantém o CTI  no estado da arte em seus principais focos de atuação, como a área de componentes eletrônicos, microeletrônica, sistemas, software e aplicações de TI, como robótica, softwares de suporte à decisão e tecnologias 3D para indústria e medicina. Esta integração com a academia e o setor produtivo torna o CTI uma instituição, capaz de atender demandas da indústria e torná-las temas de pesquisas, estimulando um ciclo de pesquisa e desenvolvimento diversificado, focado em prover soluções para o mercado.
Qual a missão do Centro?
A missão do CTI Renato Archer é “gerar, aplicar e disseminar conhecimentos em Tecnologia da Informação, em articulação com os agentes sócio-econômicos, promovendo inovações que atendam às necessidades da sociedade”. Para atender esta meta, o CTI tem como objetivo desenvolver ciclo de Pesquisa & Desenvolvimento & Inovação completo, com participação de empresas, universidades, hospitais e órgãos governamentais.
Cada um dos grupos de pesquisa oferece uma série de serviços, como treinamentos, consultoria, prototipagem de produtos, dispositivos eletrônicos e para área médica, testes de qualidade em hardware e software, suporte à decisão e muitos outros. Os serviços estão subdivididos em três grandes áreas de atuação: microeletrônica, software e aplicações.
Agora é esperar a resposta do Ministério...


Texto: Anderson Lopes

Um comentário:

  1. Parabéns por sua iniciativa Centro tecnológico Renato Archer.

    Att. Universitário de Sistemas de Informação
    Carlos Coutinho Carvalho

    ResponderExcluir