Páginas


quarta-feira, 20 de junho de 2012

Indicação do Deputado ao Ministério da Educação poderá trazer mais cursos para UFMA em Codó

Segundo o Deputado Ricardo Archer, a oferta dos cursos de Administração, Comunicação Social/Jornalismo/Publicidade, Enfermagem, Direito e Contabilidade na UFMA de Codó – MA, poderá atender também a Região dos Cocais.




O deputado Ricardo Archer PMDB/MA, protocolou na presidência da Câmara dos Deputados, requerimento que envia uma indicação ao Ministério da Educação, sugerindo a implantação dos cursos de Administração, Comunicação Social/Jornalismo/Publicidade, Enfermagem, Direito e Contabilidade na UFMA de Codó – MA.
Diante da atual realidade na formação de profissionais onde a competitividade é crescente, aumentando cada dia mais o grau de exigência para o ingresso no mercado de trabalho, o deputado se coloca no lugar desses jovens das Regiões dos Cocais, que não tem fácil acesso às cidades onde os cursos são oferecidos e acabam deixando de lado o sonho de uma capacitação desejada e melhores oportunidades profissionais. No documento, Ricardo lembrou ao Ministro que a unidade da UFMA ali localizada reúne todas as condições de infraestrutura para atender essa solicitação e ser melhor utilizada, uma vez que apenas dois cursos são ministrados atualmente. Além disso, solicitou que em cada curso fosse acrescentada a disciplina de Informática, pois já existe laboratório bem equipado e encontra-se ocioso por falta de demanda.
Mesmo estando ciente das dificuldades dessa solicitação, depois de dar entrada no requerimento, o parlamentar usou a tribuna do plenário Ulysses Guimarães para deixar registrado seu pedido, exigindo urgência na resolução. É visível que a caminhada é longa, mas é preciso saber contornar os obstáculos. Temos que ter consciência de que todos têm o direito a uma educação de qualidade, e de que é preciso oferecer. Uma educação que propicie ao indivíduo transformar a sua realidade, uma educação transformadora forma o cidadão crítico e consciente,  todavia, só ter consciência não transforma o indivíduo nem a sociedade, é preciso ter ação, é preciso ter visão e empenho, é preciso dar condições e uma estrutura adequada, é preciso estudar, pois a escola prepara os jovens para a vida. Estou empenhado nessa causa e não medirei esforços para proporcionar mais essa conquista para a população, em especial os jovens da nossa cidade.

 Ricardo Archer

2 comentários:

  1. deputado atuante e preocupado com a população merece sempre o apoio do povo.

    ResponderExcluir
  2. Deputado é válida a sua argumentação em relação ao trecho seguinte: "Além disso, solicitou que em cada curso fosse acrescentada a disciplina de Informática, pois já existe laboratório bem equipado e encontra-se ocioso por falta de demanda.", mas seria interessante a solicitação da inclusão do Curso de Bacharel em Sistema de Informação ou Bacharel em Ciências da Computação para aproveitar este laboratório de informática, visto que o Campus oferecia o Curso de Licenciatura em Informática, curso este extinto pela Universidade.

    ResponderExcluir